concursos públicos, vencer

Insista, persista, não desista!

Hoje este post vai para aqueles que infelizmente não tiveram seus nomes na lista de aprovados do concurso da PM de São Paulo. Nesta data saiu o resultado da primeira fase do disputadíssimo concurso da PM paulista. Muitos passaram, outros não.

Antes de tudo, àqueles que conseguiram, meus parabéns! Ainda faltam outras etapas, então, passo a passo, não desanimem, e tenham fé, e foco na vitória!

Bom, continuando, deixe-me contar algo. Talvez, não sirva de consolo, mas é um fato que aconteceu comigo, e possa servir de exemplo. 

Quando terminei meus estudos na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em 1990, decidi não seguir carreira no Exército, e resolvi me matricular em um cursinho (em uma turma especial para o ITA  – só tinha nerd kkk),  e me preparar para o ITA, IME, POLI (USP), e algumas outras; bom vocês sabem essas siglas, não?

Pois bem, estudei à fundo, e, adivinhem, não passei em nenhuma delas. Do mesmo modo que está acontecendo com inúmeros candidatos, foi a coisa mais frustrante, depois de um ano inteiro estudando.

Então, virando o ano, decidi apostar todas as minhas fichas em um lugar, que eu havia ouvido falar, quando estava no Exército, a Academia do Barro Branco, da Polícia Militar de SP. Analisei o último edital, e vi que precisava ser forte nas matérias de humanas, pois, apesar de não haver passado, estava craque em exatas. Pois bem, estudei muito história, geografia, português etc. Resultado, depois de mais um ano estudando: passei no concurso! E, passei bem, até.

Pois bem, uma lição de minha passagem pelo cursinho: naqueles dois anos de cursinho, conheci muitos alunos que estavam há 4, 5, e até 6 anos estudando para prestar medicina e não conseguiam. Depois que passei, até perdi o contato com eles, mas depois de uns 10 anos, conseguimos reunir alguns colegas, e fomos nos encontrar, quando então vimos que todos haviam conseguido passar em suas faculdades, e aqueles colegas que tentavam medicina já estavam formados há uns 5 anos, e estavam super felizes! Ou seja, aqueles anos de preparação já era passado, e faziam parte da história deles! Já pensou se eles tivessem desistido? Talvez não teríamos hoje bons médicos, e eles estariam até hoje mergulhados em suas frustrações e tal…

Bem, meus queridos, se não foi desta vez, levantem suas cabeças, vejam seus erros e acertos, corrijam suas rotas, e foquem em seus objetivos! Uma hora há de dar certo, e, quem sabe um dia possamos servir juntos! Aliás, não é incomum a história de centenas, milhares, de policiais que só passaram em seus segundo, terceiro, quarto, concursos…

Uma guerra é feita de várias batalhas, perde-se umas, mas o que interessa é o resultado da guerra! Acreditem, e foco no sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s