desenvolvimento pessoal

Mea culpa

E quando você está crente que algo vá acontecer, e nada sai conforme o planejado? Então, dá aquela frustração enorme, não? Ficamos angustiados, às vezes deprimidos, nos perguntando o que houve de errado e tal. Dá uma sensação horrível, um sentimento de perda, que, às vezes, demora algum tempo para passar. Mas uma hora ela passa; tudo passa, e sobrevivemos.

Acontece que, enquanto ficamos nesse estado, dezenas, centenas, de coisas passam em nossas mentes, e passamos a refletir muito. Falamos mal de pessoas, blasfemamos, ficamos revoltados, e, dificilmente, não aceitamos uma coisa: falhamos e ficamos daquele jeito por nossa própria culpa.

Eu não passei porque a prova foi difícil; não consegui a vaga, porque fulano de tal é “peixe” do diretor, e por ai vai. Às vezes, nos frustamos até mesmo por ações de outras pessoas, que não esperávamos fossem feitas daquela forma, tipo: um encontro, que não houve; um não reconhecimento; enfim, esperávamos mais de alguém, e ficamos decepcionados com a outra pessoa. Tudo isso uma coletânea de razões para tirar nossa culpa, e aliviar nossas dores.

Mas por que eu falo que a culpa é nossa? Porque, na verdade, é! Se tivéssemos nos esforçado mais, aprendido mais, nos capacitado mais, talvez teríamos aquela vaga. Se não tivéssemos confiado tanto em alguém, não teríamos ficado tristes. Ocorre que todos nós temos nossas limitações, erramos, e pessoas também erram. Quanto às ações de outras pessoas, se estivéssemos no lugar de outrem, talvez teríamos feito igual ou pior. Pare para pensar: já fizemos algo parecido? Responda, sinceramente.

Pois bem, aprendidas as lições, liberte-se, não jogue a culpa em ninguém, e não cobre demais dos outros. Cada um faz o que tinha que ser feito, e estamos ai para aprendermos e ficarmos mais fortes, dia após dia. Caímos, levantemo-nos; aprendamos as lições, corrijamos nossos passos, e sigamos em frente. Amanhã, nos lembraremos daquele episódio como algo que foi bom a nós.

Então, tudo bem, tudo passa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s