Primeiro de tudo, não é spoiler [rsrs].

Ontem levei os filhotes para assistir ao filme Aladdin. Nossa, que filme! Super indico! E, confesso que me emocionei, e muito!

Apesar de ser um filme voltado ao público infantil, estava crente que haveria mensagens lindas no filme, afinal, Disney é Disney, não? Estava certo! Não me arrependi da escolha.

Vamos à nossa realidade? Dinheiro, riqueza, poder, pode transformar alguém? A pessoa muda ao se transformar nisso tudo, da noite para o dia? Ou mesmo que seja por meio de um longo processo, uma longa luta? Uns vão dizer que sim; Rousseau também dizia, mas eu penso o contrário.

Não, não acredito que mude, acho que já era assim: um pobre pobre (existem pobres ricos…), a riqueza e poder só fez aflorar isso… Quantas e quantas pessoas vimos que não mudaram? Por outro lado, reparem naqueles que achávamos ser bons samaritanos; você poderá perceber que, na verdade, talvez não fossem.

Não é o que está fora, sim o que está em seu interior é o que conta…

Não me lembro das palavras exatas, mas o gênio falou à Aladdin que o caráter não muda, que a essência será sempre a mesma, com ou sem desejos.

O caráter não muda

Agora, vamos nos testar? Responda à pergunta abaixo:

Se você tivesse direito a três desejos, o que pediria?

Difícil, não? Eu juro que não conseguiria responder agora.

Claro, dinheiro sem sombra de dúvidas, seria muito bom. Mas isso resolveria? Sei lá, quantas pessoas, que ganharam fortunas da noite para o dia, e não conseguiram manter seus impérios, não? A pessoa era pobre, e virou um pobre com dinheiro; só que gastou tudo.

Tô falando sério, você seria capaz de fazer três pedidos, que o ajudaria, e que também pudesse ajudar a humanidade? Não venha com papo de querer acabar com a fome no mundo; isso, sem um bom e sustentável projeto é só poesia… Todo mundo, sob a escusa de se fazer merecedor de ganhar na loteria faz esse tipo de pedido a Deus…

Bem, ficam essas reflexões.

Aladdin, ao final do filme, praticamente perdeu o que havia pedido, mas, com seu caráter (apesar de ser um ladrãozinho, no início do filme), conquistou o que muitos sonhavam!

2 Comentários

  1. Segundo a psicologia, o caráter não pode ser alterado, adquirido ou aprendido. É a forma como a pessoa enxerga as consequências futuras de seus atos presentes, aceitando-os ou fingindo que nada aconteceu. Pois é mais fácil
    Caráter faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole em comparativa aos locais e costumes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s